Banner_01.jpg

Fernando Manuel Archer Moreira Paraíso de Pádua

 

filho de Carlos Maria Paraíso de Pádua e de Irene Archer Eyrolles Balthazar Moreira Paraíso de Pádua, nasceu em Faro a 29 de Maio de 1927, passando a residir em Almodôvar (Baixo Alentejo) até aos 5 anos de idade e depois no Tramagal (Estremadura), acabando por vir aos 9 para Lisboa, com seus Pais e irmãos (Carlos e Maria Irene para completarem a instrução primária), onde até hoje tem vivido. Casou com uma colega (Dra. Maria Manuela Vieira Pinto) e tem três filhos (José Manuel e Fernando Manuel, médicos e João Manuel, engenheiro) e também dois netos (Vasco e Mafalda).

 

O melhor aluno da Faculdade de Medicina de Lisboa (1950), tendo recebido por esse mérito um prémio do Rotary Club de Lisboa (1951) conquistou depois uma Bolsa da Fundação do Rotary International, a qual lhe permitiu uma Pós-Graduação em Cardiologia numa das melhores universidades do mundo – Harvard (USA, Boston), e realiza depois um percurso na área da Medicina Cardiológica e Preventiva, e a sua carreira, ainda hoje, em 2016, se mantém ativa, ensinando saúde e tratando dos seus doentes.  

 

Jubilou-se após 47 anos devotados ao ensino da Medicina, 33 anos na Direção de Serviços Hospitalares de Medicina no Hospital de Santa Maria (onde se treinaram muitas centenas de internos e especialistas em Medicina, Cardiologia, Diabetes, Reumatologia e Gastroenterologia) e 30 anos de Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa (Terapêutica Médica, Propedêutica, Patologia e Clínica Médicas, e Cardiologia), contribuindo assim para a formação de milhares de alunos e meia centena de Professores). 

 

Organizou Cursos de Pós-graduação em Geriatria e colaborou noutros de Cardiologia, Bioética, Reumatologia e Diabetes. Recebeu a Medalha de Ouro por Serviços Distintos das mãos da Ministra da Saúde Dra. Maria de Belém, ao final das cerimónias de Jubilação (29 de Maio de 1997) que culminaram com a lição que intitulou de “2027”, informando todos de que voltaria nessa data para verificar o que era feito das suas propostas inovadoras de 1967 que só no final dos anos 90 teriam começado a ser perfilhadas pela Faculdade. 

 

Tem no seu currículo mais de trezentos trabalhos científicos publicados e diversos livros como sejam:

 

- “Aulas de Botânica e de Zoologia” – Scientia Editora, 1945

- “Aulas de Fisiologia” – Scientia Editora, 1947

- Aulas de Farmacologia, 1947, com António José Gentil Martins, Scientia Editora, 1954

- Aulas de Anatomia Patológica, 1948

- Contribuição Vectocardiográfica para o Estudo das Hipertrofias Ventriculares – Dissertação para Doutoramento, 1959

- “Lições de Terapêutica Médica”, 1964

- “New frontiers of electocardiology”, F. de Pádua, MacFarlane, Research Studies Press, 1981.

- “Você e o seu coração”, Fernando de Pádua, Alfredo Franco e Manuel Ramos Lopes, Lisboa, Fundação Portuguesa de Cardiologia, 1985.

- “O essencial sobre o Coração”, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Maio 1986.

- “Geriatria Clínica”, Manuel Carrageta e Fernando de Pádua – I e II Cursos para Pós-graduados de Geriatria – Edição da Faculdade de Medicina de Lisboa, 1991e 1993.

 

 

Livros e outras publicações 

 

 

1993 - “Mensagens de saúde em apoio às campanhas de prevenção e ao programa CINDI – Portugal, (Prof. Fernando de Pádua e colaboradores), Edição do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Lisboa.

 

1998 - “Apontamentos sobre a Saúde em Portugal (1986-1996) Fernando de Pádua e colaboradores, Lisboa, Edição do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva

 

1999 - “Promoção da saúde e prevenção das doenças não transmissíveis, «CINDI – Portugal 3º Quinquénio? (1998-2002?)»”, Fernando de Pádua e colaboradores, Lisboa, Edição do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (e Promoção da Saúde) Prof. Fernando de Pádua, 1999. 

 

2002 - “A situação da Saúde em Portugal em relação aos outros Países Europeus (EU 15): Actualização e estudo comparativo no âmbito do CINDI – Portugal”, Leonor Murjal com colab. de Isabel Machado e coord. de Fernando de Pádua. Edição do INCP, Unidade de Prevenção Cardiovascular integrada – DNT e Apoio da Fundação Ciência e Tecnologia e do Programa Ciência, Tecnologia e Inovação do Quadro Comunitário de Apoio.

 

2002 - “Promoção da saúde e prevenção das doenças não transmissíveis, «CINDI – Portugal 3º Quinquénio? (1998-2002?)»” Objetivos Prioritários,  Vol. I - *Promoção da Saúde e controlo dos Fatores de Risco Cardiovascular, Vol. II – Prevenção das Doenças Não transmissíveis mais frequentes, Fernando de Pádua e colaboradores, Lisboa, Edição do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva Prof. Fernando de Pádua. 

 

2004 - “Viver (e Nascer) sem Deficiência – Alguns aspetos relevantes da promoção da saúde e melhor qualidade de vida”, Edição da Fundação Professor Fernando de Pádua, Lisboa.

 

2008 - “O Livro do Coração – viver mais e melhor”, Editora Academia do Livro, e Oficina do Livro, atualmente Grupo Leya). 

 

2011 - “Conversas no meu Consultório”, Editora Âncora.

 

2012 - “O Essencial sobre o Coração – 2ª Edição, Imprensa Nacional e Casa da Moeda. 

 

2012 - “Cuide do seu Coração – As Cartas de Almodôvar”, Editora Ancora.

 

2013 - “O meu Livrinho do Coração”, por Fernando de Pádua e Luciana Graça e ilustrações de Sofia Travassos Diogo, Editora Ancora.

 

2014 – Abre o Livro de “Memórias” da Sociedade Portuguesa de Cardiologia na qualidade de Presidente Honorário mais antigo dessa Sociedade. 

 

2014 – Contribui com um capítulo no livro sobre incentivo à desabituação tabágica de “José Canita” intitulado “Quem tem Coragem”?  da Chiado Editora 

 

2016 – “Cindi-Life” por Fernando de Pádua (33 co-autores) – Edição - Ancora Editora e Fundação Professor Fernando de Pádua 

 

… e outras tantas centenas de textos em Revistas e em Jornais, médicos e não médicos. Mais recentemente passou a colaborar com revistas em língua portuguesa no estrangeiro: Portuguese Times (EUA);  Jornal “O SOL” em Angola e Moçambique;

ou Lusitânia Contact  (Suissa, Alemanha, França, Itália);

 

 

Fundador e Presidente 

 

- Núcleo de Estudos de Cardiologia Preventiva da FML, do Centro de Estudos de Cardiologia Preventiva do Instituto Nacional de Saúde (INSA)  

 

- Fundação Portuguesa de Cardiologia, na qual criou o prémio Prof. Paul White (1979) (é hoje Presidente Honorário dessa mesma Fundação) 

- Presidente Honorário das Sociedades Portuguesas de Cardiologia e de Hipertensão e membro da Sociedade Europeia e da Federação Mundial de Cardiologia tendo sido Co-fundador da Sociedade Internacional de Electrocardiografia (1987). 

 

- Membro da Sociedade de Ciência Médica e da Academia de Medicina. 

 

1987 - Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (and Health Promotion, por insistência da OMS) – com o apoio do Ministro da Saúde, Maldonado Gonelha (e do seu Director Geral de Cuidados de Saúde Primários, Dr. Nazaré Vaz), e da OMS (Organização Mundial de Saúde) – após o relatório de Pekka Puska da Finlândia e de Manuel Badura da Alemanha (atual Presidente). 

 

1987-2002 - Coordenador Cientifico em Portugal do Programa CINDI-Euro (Countrywide Integrated Noncommunicable Diseases Intervention) da OMS que abriu novos caminhos para a prevenção das doenças cardiocerebrovasculares e demais doenças crónicas não transmissíveis com idênticos fatores de risco: prevenção integrada, multidisciplinar e intersectorial

 

2002 - Fundação Professor Fernando de Pádua, “para a Promoção da Saúde e melhor Qualidade de Vida” (atual Presidente).

 

 

Prémios, Condecorações e Homenagens mais recentes: 

 

 

Têm-lhe sido atribuídos diversos títulos honoríficos por Instituições Nacionais, Norte-americana e Britânicas:

 

• Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Medalha de Honra da Faculdade de Medicina de Lisboa.

• Who’s Who in Medicine and Healthcare (1999-2000) – The Marqui’s Who’s Who Publication Board, USA

• Great Mind of the 21st Century “for men and women whose accomplishments and influence are the results of superior conditionings of the intellect”, American Biographical Institute, 2001.

• Top 100 Educators “Health Education of Scientists and Doctors, as well as General Population” International Biographical Institute – Cambridge, England, 2005.

• Einstein Chair of Science (Lifelong Tenure) World Academy of Letters, USA, 2005.

• Man of the Year – 2005 “for outstanding community and professional achievement”, American Biographical Institute, 2005.

• Life time Achievement Award – “Excellence in Prevention”, United Cultural Convention, Raleigh, NC, USA, 2005.

 

2005 - Agraciado com o Grande Colar de “Oficial da Ordem de Santiago da Espada” por sua Ex.ª o Presidente da Republica, Dr. Jorge Sampaio. 

 

- Distinguido com a publicação de uma fotobiografia “Fernando de Pádua, o Homem do Coração” da autoria da Dra. Dina Botelho (Editora Sete Caminhos).

 

2007 - Prémio Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (DGS) Publicou em 2008 “O Livro do Coração – viver mais e melhor” para difusão da Cardiologia junto da população em geral (Editora Academia do Livro, e Oficina do Livro, atualmente Grupo Leya).

 

2008 - Galardão Reuméritus (Prémio Reuméritus) das mãos do Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Homenagem pública de reconhecimento no II Congresso Nacional de Hipertensão Arterial. 

 

2010 – Distinção de Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com criação do Prémio Fernando de Pádua para o melhor trabalho científico aprovado nos Congressos Anuais de Hipertensão.

 

2011 - Agraciado com o Prémio Gulbenkian Educação:

 

“O júri decidiu reconhecer o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo de várias décadas por Fernando Pádua, destacando o seu papel como precursor da Medicina Preventiva em Portugal. Professor Catedrático de Medicina Interna e de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fernando Pádua dedicou a sua vida a aproximar a medicina dos cidadãos, numa altura em que as campanhas de informação e os programas de prevenção das doenças eram praticamente inexistentes. Pioneiro no reconhecimento da importância da comunicação social para chegar ao maior número de cidadãos, não hesitou em utilizá-la frequentemente, desafiando uma mentalidade que limitava a atuação dos médicos ao seu próprio terreno: hospitais e consultórios. Os seus programas de televisão no final da década de 70, bem como os artigos publicados nos jornais, foram fundamentais para criar uma opinião pública mais informada e capaz de assumir comportamentos mais saudáveis e de menor risco. Além de promover debates públicos com os maiores especialistas na área, criou por exemplo, o controlo da tensão arterial nos centros de saúde, prática, na altura, completamente inovadora. Atualmente com 84 anos, preside ao Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e à Fundação Fernando Pádua para continuar o trabalho de toda uma vida.”

 

2011  - Prémio Voz da Sociedade de 2011 de Otorrinolaringologista

 

“A Voz da prevenção e da promoção da Saúde em Portugal”.

O Professor Mário Andréa explicou as razões desta escolha: «O Júri decidiu atribuir o

Prémio Voz 2011 - Montepio ao Professor Fernando Pádua pela sua capacidade

extraordinária de comunicação, por todo o trabalho desenvolvido ao longo da sua

carreira médica e pela sua preocupação permanente em levar ao grande público os

temas da Saúde mais importantes no nosso País».

A entrega do prémio coube ao Prof. Doutor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa.

 

 

2013 – Homenagem do Concelho de Almodôvar dando o nome Professor Doutor Fernando de Pádua - “ilustre alentejano de coração”, à Rua onde está instalado o Centro de Saúde.  

 

2014 – Prémio Envelhecimento Ativo - Dra. Maria Raquel Ribeiro, na categoria Ética e Saúde - atribuído pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Fundação Montepio, com o objetivo de reconhecer a vida ativa e participação social de pessoas com 80 ou mais anos de idade e que desenvolvam atividade profissional ou cívica relevante em diversas categorias interventivas, e continuem a influenciar de modo construtivo a sociedade portuguesa. 

 

2016 – A Direção do Rotary Club de Lisboa, decide atribuir-lhe este ano “Por Mérito Profissional” o título/prémio de “Profissional do Ano”.  

 

 

 

Destacando as homenagens mais recentes: 

 

2013 – Em 21 de Fevereiro é alvo de homenagem nas XVII das Jornadas Nacionais do Patient Care por iniciativa do Presidente Dr. José Canas da Silva (e demais comissão dessas Jornadas), onde proferiu a Lição partilhada com o Professor Doutor Mário Lopes, intitulada “Um Coração para Todas as Idades: O Triunfo da Prevenção”. 

 

2014 – Por iniciativa do Presidente do 8º Congresso Portugues de AVC – Professor Doutor Castro Lopes, Fernando de Pádua é alvo de homenagem nesse Congresso no Porto, “pelo seu longo caminho percorrido no combate às doenças cardiovasculares em Portugal”. 

 

2014 – A Sociedade Portuguesa de Cardiologia homenageia Fernando de Pádua com um filme sobre reabilitação cardíaca intitulado “Com um Coração nas Mãos” conferindo-lhe e atribuindo-lhe o mérito sobre muita da evolução na área preventiva e da reabilitação. 

 

 

2015 – Homenageado no 9º Congresso Portugues de Hipertensão (26 de Fevereiro em Vila Moura) onde proferiu a palestra “Risco Cardiovascular”.  

 

2015 – Em 2 de Outubro é alvo de homenagem na Faculdade de Medicina de Lisboa na Conferencia “Comunicação em Saúde” da responsabilidade do Professor Doutor José Pereira Miguel, onde o Prof. Fernando de Pádua profere uma palestra intitulada “Que é a Comunicação em Saúde”?      

 

2015 – Em 18 de Abril, alvo de homenagem da Sociedade Portuguesa de Cardiologia no seu XXXV Congresso, sob o lema “Coração do Mundo em Mudança” «abrindo» a corrida/maratona simbólica para a sensibilização da importância da prática do exercício físico regular junto da população.

 

2015 – Homenageado através de um livro que o cognomina “Professor Coração” numa história que nasce, tendo por inspiração o conteúdo do “Meu livrinho do Coração”. O livro é revivido numa viagem pelos AEIOU’s da Saúde, inundada de personagens e contos que levam Kikas – um menino de 8 anos, a protagonizar os ensinamentos do Professor Coração. Empregando a Filosofia CINDI, a obra “Kikas e o Professor Coração” descreve vivências familiares, experiencias curriculares, desportivas e de lazer, contribuindo para o apuramento das suas responsabilidades e ensina a transferir esse conhecimento, para os que o rodeiam. Foi apadrinhada pela Fundação Professor Fernando de Pádua, que a entende como uma nova ferramenta para os leitores, jovens e graúdos. O texto é enriquecido com explicações saudáveis sobre educação, desenvolvimento, socialização e outras competências de vida, pretendendo que corram mundo e que sejam recebidas em jeito de Cultura de Saúde Solidária, por todos os meninos e meninas do planeta. Devem ser eles, seus pais e avós, professores e demais agentes da comunidade a começar a partilhar entre si este saber, até porque aprender saúde, logo em criança, é também um direito, para que a vida seja vivida longe de doenças comportamentais e com muito melhor qualidade e bem-estar. 

 

 

2016 – Homenageado e destacado pelo Professor Doutor Fausto Pinto na Aula Magna do Hospital de Santa Maria, referindo-se a Fernando de Pádua como “Meu Mentor e Mestre”, na sessão de abertura do VI Congresso “Novas Fronteiras em Cardiologia”. 

 

2016 – Destacada a sua importante relevância no papel de uma redução drástica do consumo de sal dos portugueses, no 10º Congresso Portugues de Hipertensão, a 27 de Fevereiro em Vila Moura. O Professor Graham MacGregor, Professor de Medicina Cardiovascular no Instituto de Medicina Preventiva em Londres e fundador e atual Presidente do Consensus Action on Salt and Health (CASH) e do World Action on Salt and Health (WASH) comenta o trabalho pioneiro de Fernando de Pádua “Salt and blood  pressure: a community trial” (J.G. Forte; J.M. Pereira Miguel; Maria J. Pereira Miguel; F de Pádua and G. Rose), como tendo sido e abrindo caminho para um «estrondoso (over-whelming) caso de redução do sal» salvando assim milhares de vidas.  

 

2016 - Mandatário Nacional da candidatura do Dr. Álvaro Beleza a Bastonário da Ordem dos Médicos (triénio 2017-2019) 

 

0
0
0
s2smodern

email

 

Fale connosco!

Para mais informações, comentários ou sugestões

Contacte-nos!

Seremos breves na resposta